Físico

No aspecto físico podemos destacar mais três subsistemas que vão interagir de forma integrada regulando todo o sistema. São eles: Sistema Psico neural, Sistema Endócrino e Sistema Imunológico.

O Sistema Psico – neural

O sistema Psico-neural apresenta o controle sobre as vias de envio e recebimento da informação do cérebro (Corpo físico) e o seu modo de processamento a partir de experiencias vividas (emocional) e tem como função associar as questões emocionais as questões físicas e também traz a função de comunicação do cérebro com os demais sistemas trazendo e levando informações. Qualquer alteração neste sistema gera uma perda no controle neural, acarretando em prejuízos para todo o funcionamento do corpo, criando adaptações, que a longo prazo, podem proporcionar desgastes e sobrecargas em outros sistemas.

O Sistema Endócrino

O sistema endócrino realiza o controle de forma harmônica entre todos os hormônios do sistema através do eixo hipotálamo - pituitária - adrenal. Alterações neste eixo podem gerar problemas como depressão, insônia, alterações de hormônios sexuais, baixa libido, ganho de peso, ansiedade hipertireoidismo entre outras doenças de origem endócrinas.

O Processo inflamatório é a forma de proteção do corpo. Será que devemos sempre inibir este processo?

O sistema imunológico regula todo o processo inflamatório e de proteção do corpo contra infecções. Se este sistema se sobrecarrega podemos desenvolver doenças inflamatórias crônicas (fibromialgia, depressão), doenças autoimunes (esclerose múltipla) e processor alérgicos e de irritabilidade alimentar (Doença celíaca – sensibilidade a glúten).

A partir deste princípio vamos buscar facilitar a auto reparação presente do corpo, diminuindo suas adaptações e estimulando a saúde.

Neste gráfico podemos observar o potencial de adaptação do sistema aumentando com o tempo (até a idade adulta – 30 a 35 anos) e o processo fisiológico de envelhecimento a partir deste ponto, representado pela queda progressiva da adaptação (senescência).

Durante o nosso processo de envelhecimento vamos passando por instabilidades do sistema que vão ser compensadas pelo potencial de adaptação. Se a instabilidade for maior que o potencial de compensação o corpo começa a apresentar sintomas – doenças.

Para saber mais sobre os tratamentos em aspectos físicos. Basta um clique.

Siga

  • instagram-icone-icon-2
  • YouTube

Alameda dos Maracantins - 1435, sala 1112

(11) 98478-5478

(11) 4179-9868

Ir para o Topo

​© 2019 por Adriano Miura. Criado por Felipe Seri.